Transparência ativa na Câmara Municipal do Rio de Janeiro!

7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Transparência ativa na Câmara Municipal do Rio de Janeiro!

Você sabe como foram gastos os mais de 450 milhões de reais do orçamento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para 2013? Mais exatamente: R$451.573.950,00.

Hoje, para ter qualquer informação deste tipo é necessário enviar por email, entregar pessoalmente ou até por correio um formulário da Lei de Acesso à Informação.

Além disso, grande parte dos dados disponibilizados sobre os gastos com os vereadores são confusos, exigem conhecimento técnico para serem compreendidos e são incompletos. Parte relevante do orçamento é descrita apenas como "outros gastos".

Isso é o que chamamos de transparência passiva, quando é preciso fazer um grande esforço para se conseguir uma informação que já deveria estar pública.

Sem uma verdadeira transparência a população não toma conhecimento de gastos absurdos como os milhares de reais do cafézinho dos vereadores e outros milhões com auxílio-gasolina e selos dos parlamentares.

**Exigimos transparência ativa nas contas da Câmara! Queremos uma prestação de contas detalhada, de fácil acesso no site e atualizadas semestralmente sobre:

  • Gastos com pessoal
  • Salário dos Vereadores
  • Infraestrutura (telefonia, selos e transporte)
  • O detalhamento de todos os "Outros Gastos"

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: