Monorail para a Avenida das Américas e abertura das vias secundárias do Projeto Urbanístico Original

No ar há quase 7 anos em Transportes e Trânsito
Square 1086529 100001050398344 1275473165 q
Cozinheiro da mobilização
Monorail para a Avenida das Américas e abertura das vias secundárias do Projeto Urbanístico Original

A Zona Oeste é a área da cidade que mais cresce. No entanto, o poder público só tem estimulado o uso do transporte individual e o crescimento acima da capacidade das área existente. Prédios com gabaritos altíssimos gerando um adensamento populacional enorme. Uma cidade dentro da cidade nasce e cresce a cada dia. Com um erro de concepção urbanística para os padrões sociais e culturais do país, a Barra e arredores não privilegia o pedestre que tem que se deslocar por muitos metros até alcançar o transporte público. Dificultando ainda mais o transporte vias importantes para o escoamento do trânsito, projetadas por Lúcio Costa desde o início da urbanização do bairro, como a Via Parque, Av. Canal de Marapendi, Av. Pref. Dulcicio Cardoso seriam opções paralelas de escoamento do trânsito e fluidez do mesmo. Nestas vias a implementação de linhas de ônibus paralelas certamente desafogaria o trânsito e privilegiaria o pedestre. No entanto nada é feito a este respeito. A única rota de escoamento do transito é a Avenida das Américas, que em breve será reduzida para duas pistas e amontoada de sinais (como ocorre no trajeto já implantado), tornando o transito já complicado em caótico. Soluções com um custo executivo intermediário (bem mais em conta que o Metrô) existentes, mas os atuais cartéis dos ônibus insistem em barrar. A implantação de um três de superfície suspensos (monorail), mesmo com poucos vagões seria uma solução bem mais viável economicamente, bem como com infinitamente mais econômica a longo prazo. Além disso, essa solução, se bem pensada não teria impacto nocivo estético nem no trânsito, uma vez que a pista que seria destinada ao BRT seria mantida. Em todas as grandes cidades o transporte em massa é realizado via trens, por ser mais rápido (sem sinais), com uma manutenção menor e capacidade para levar mais pessoas. Não se pode pensar a cidade para um periodo de 4 anos. A cidade permanece, os politicos se vão. Que as soluções sejam viaveis a longo prazo e permanentes. Por isso luto pela abertura da Via Parque e demais vias paralelas para escoamento do transito e para a escolha do trem suspenso (ou metrô de superficie), e não do BRT, como solução de transporte para a região Oeste.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: