Para abrir a caixa preta da educação, CPI do FUNDEB já!

No ar há quase 4 anos em Educação
Square 260955 100000547954124 2062702191 q
Cozinheiro da mobilização
Para abrir a caixa preta da educação, CPI do FUNDEB já!

No dia 29 de agosto, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro recebeu a solicitação de uma CPI para investigar a aplicação dos recursos do FUNDEB. Apresentada pelo vereador Renato Cinco (PSOL-RJ), a CPI depende da assinatura de 17 vereadores para ser constituída.

Dentre os motivos para a criação da CPI estão a utilização de recursos do FUNDEB para comprar o jogo Banco Imobiliário Cidade Olímpica, pagamentos à Rio Ônibus para o controle da frequência dos alunos e a necessidade de dar transparência aos contratos com fundações e empresas privadas que fornecem material pedagógico e prestam serviços à Secretaria Municipal de Educação. Também é importante o fato de, nos primeiros seis meses de 2013, o Prefeito ter utilizado apenas 47% das receitas do FUNDEB com pagamento do pessoal do magistério, quando deveria ter utilizado 60%. A Prefeitura tem ganhos significativos com o FUNDEB, mas eles não beneficiam os profissionais da educação como esperado.

Vamos pressionar os vereadores a assinarem o pedido da CPI! Pressione já!

Mais informações:

Prefeitura do Rio é investigada por repassar Fundeb a empresas de ônibus” Portal Terra - 20 de Agosto de 2013

MPF investiga prefeitura do Rio por repasses do Fundeb à Rio Ônibus. PRR2 apura possível crime de responsabilidade e abuso de poder econômico - Procuradoria Regional da República da 2ª Região - RJ, 20/08/2013

Banco Imobiliário com obras de Paes no Rio foi comprado com verba do Fundeb - Do UOL, no Rio de Janeiro. 05/03/2013

Programa de Visitas às Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro – Relatório consolidado referente ao exercício de 2012. Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro

Se a Prefeitura não mostra as contas, nós abrimos a caixa-preta - Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – SEPE/RJ, 16/08/2013.

Deixe seu comentário