Para abrir a caixa preta da educação, CPI do FUNDEB já!

No ar há 4 anos em Educação
Square 260955 100000547954124 2062702191 q
Cozinheiro da mobilização
Para abrir a caixa preta da educação, CPI do FUNDEB já!

No dia 29 de agosto, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro recebeu a solicitação de uma CPI para investigar a aplicação dos recursos do FUNDEB. Apresentada pelo vereador Renato Cinco (PSOL-RJ), a CPI depende da assinatura de 17 vereadores para ser constituída.

Dentre os motivos para a criação da CPI estão a utilização de recursos do FUNDEB para comprar o jogo Banco Imobiliário Cidade Olímpica, pagamentos à Rio Ônibus para o controle da frequência dos alunos e a necessidade de dar transparência aos contratos com fundações e empresas privadas que fornecem material pedagógico e prestam serviços à Secretaria Municipal de Educação. Também é importante o fato de, nos primeiros seis meses de 2013, o Prefeito ter utilizado apenas 47% das receitas do FUNDEB com pagamento do pessoal do magistério, quando deveria ter utilizado 60%. A Prefeitura tem ganhos significativos com o FUNDEB, mas eles não beneficiam os profissionais da educação como esperado.

Vamos pressionar os vereadores a assinarem o pedido da CPI! Pressione já!

Mais informações:

Prefeitura do Rio é investigada por repassar Fundeb a empresas de ônibus” Portal Terra - 20 de Agosto de 2013

MPF investiga prefeitura do Rio por repasses do Fundeb à Rio Ônibus. PRR2 apura possível crime de responsabilidade e abuso de poder econômico - Procuradoria Regional da República da 2ª Região - RJ, 20/08/2013

Banco Imobiliário com obras de Paes no Rio foi comprado com verba do Fundeb - Do UOL, no Rio de Janeiro. 05/03/2013

Programa de Visitas às Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro – Relatório consolidado referente ao exercício de 2012. Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro

Se a Prefeitura não mostra as contas, nós abrimos a caixa-preta - Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – SEPE/RJ, 16/08/2013.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: