Vitória! Esta campanha foi encerrada há mais de 6 anos

Queremos dados abertos dos GPS do Transporte Público do Rio

No ar há mais de 6 anos em Transportes e Trânsito
Square dsc 3376
Cozinheiro da mobilização
Square 275162 1784830537 2169862 q
Cozinheiro da mobilização
Queremos dados abertos dos GPS do Transporte Público do Rio

Hoje, grande parte do transporte público das grandes cidades já é rastreada por sistema de GPS gerando informações riquíssimas como o posicionamento em tempo real - com enorme precisão - de cada unidade da frota, a velocidade média, os pontos de parada, entre outras.

São Paulo já disponibiliza para sua população, um site no qual você pode acompanhar o andamento dos seus ônibus em tempo real em uma mapa - você pode escolher o corredor expresso, o número dos ônibus, etc... - e ainda ter uma previsão exata de quando o próximo ônibus vai chegar nesse ponto. - http://olhovivo.sptrans.com.br

No Rio, todo o transporte também é monitorado por GPS e esses dados também existem, contudo, a Prefeitura e as concessionárias (Rio Ônibus, Fetranspor, e outras) há anos prometem mas não disponibilizam essas informações em tempo real para o público em nenhum tipo de plataforma.

Já que eles não querem ter o trabalho de desenvolver um aplicativo ou site para acompanharmos os nossos ônibus, barcas, trens e metrôs, exigimos que liberem esses dados através de uma API para que a sociedade possa desenvolver esses sistema e tenhamos menos dificuldade em transitar pela cidade.

Se existe tecnologia pra facilitar, por que continuar dificultando?

Fontes: Veja o vídeo de como funciona em SP - http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=servico-por-celular-mostra-a-que-horas-onibus-vai-chegar-04024C983972C8B12326

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: