Queremos a CPI dos desabrigados da tragédia do Bumba!

No ar há mais de 6 anos em Direitos Humanos
Square 4gqvamg
Cozinheiro da mobilização
Queremos a CPI dos desabrigados da tragédia do Bumba!

Atualização Para a CPI ser instalada, são necessárias 7 assinaturas. 5 vereadores já assinaram: Henrique Vieira (PSOL), Bruno Lessa (PSDB), Renatinho do Psol (PSOL), Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Pastor Ronaldo (PTN). A pressão popular está funcionando: falta só duas assinaturas!


Há 3 anos Niterói viveu uma das piores catástrofes de sua história: a Tragédia do Bumba. Este é o nome da localidade que concentrou o maior número de vítimas dos desabamentos e deslizamentos que afetaram diversos pontos da cidade em abril de 2010. Ao todo, mais de 170 pessoas morreram e até hoje há desaparecidos. Estima-se que 20 mil moradias tenham sido destruídas. Desde então, os sobreviventes do Bumba convivem com desrespeito aos seus direitos básicos.

Parte dos desabrigados foi transferida para apartamentos sem piso, sem janelas, com infiltrações em prédios ao pé de uma encosta sem contenção, em Viçoso Jardim, em situação de risco. Além disso, 80 famílias ainda vivem em um Quartel General desativado na periferia da cidade (aonde foram abrigados há 3 anos em caráter “emergencial e provisório”). São 80 famílias, com crianças, idosos e adolescentes que vivem em situação degradante: Condições precárias de higiene, moradia em alojamentos improvisados (separados com pranchas de madeiras, identificados por números, em alas servidas por banheiros coletivos), goteiras e infiltrações por toda parte e esgoto in natura que invade o térreo do prédio a cada chuva. Essas famílias estão com mudança prevista para abril para outro conjunto ainda em construção no Morro do Castro, mas nada garante que o novo local de moradia não será de risco com condições precárias como os prédios de Viçoso Jardim.

Os cidadãos de Niterói tem o direito de saber o que foi feito com todo o dinheiro público gasto após a tragédia do Bumba e porque os desabrigados estão vivendo nessas condições. Para isso, o Vereador Henrique Vieira (PSOL) está tentando realizar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Vereadores. 5 parlamentares já se comprometeram a assinar a CPI, mas para ela acontecer, precisamos de mais 2 assinaturas. Vamos pressionar os Vereadores de Niterói pra tirar essa CPI do papel!

A CPI vai investigar as condições em que os sobreviventes são mantidos nos abrigos, quais contratos a Prefeitura firmou e por meio de quais prestadoras de serviço foram realizados, como se deram os processos de contratação; quais os custos envolvidos; como se dá a fiscalização da prestação dos serviços; como é feita a prestação de contas relacionada a esses custos; qual o porquê das condições indignas apresentadas no local. Pressione já!

Fontes:

- Reportagem do O Globo - Condomínio que recebera sobreviventes do Morro do Bumba tem dois prédios condenados

- Reportagem do O Globo - Uma tragédia sem fim

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: