Queremos dados abertos na Câmara Municipal!

No ar há mais de 4 anos em Ciência e Tecnologia
Square 371723 100003238206708 1526489794 q
Cozinheiro da mobilização
Queremos dados abertos na Câmara Municipal!

Criando o Projeto #DeOlho, que será a primeira plataforma de participação e acompanhamento da Câmara Municipal do Rio, a equipe do Meu Rio se deparou com um grande problema: As informações e dados sobre a atuação dos nosso vereadores não são abertas para o acesso de sistemas externos. Desta forma, podemos ver as informações no site da Câmara, mas não conseguimos usá-las. Assim fica muito difícil acompanhar o que acontece lá dentro. Descobrimos também que a Câmara de São Paulo tem dados abertos para a população desde 2011, quando houve mobilização popular pela abertura das informações. Ou seja, com pressão a gente consegue!

E no Rio, o primeiro passo já foi dado! Uma Resolução da própria Mesa Diretora obriga a Assessoria de Informática e Modernização Administrativa (o "Departamento de Informática" da casa) a abrir seus dados. Mas a resolução não está sendo cumprida.

O Meu Rio fez um requerimento de informação à Câmara perguntando quando esses mecanismos seriam implementados e eles responderam que por questões de segurança, não há previsão para a implementação desse mecanismo de acesso.

Acontece que esse sistema já existe em Câmaras como a de São Paulo (a maior do país) e de Porto Alegre. Ou seja, é possível abrir o sistema da Câmara e permitir que a população possa acessar e mexer livremente com esses dados sem brechas de segurança!

Com essa abertura de dados, o Meu Rio poderá desenvolver o Projeto #DeOlho permitindo que os cariocas participem e influenciem diretamente na tramitação e aprovação de projetos dos vereadores!

A Resolução já tá pronta. Só falta alguém cobrar seu cumprimento. E isso a gente sabe fazer bem! Pressione já os Vereadores que compõe a Mesa Diretora para que eles exijam o cumprimento da Resolução e a abertura dos dados da Câmara do Rio. Queremos #DadosAbertos!

Fontes:

- Resolução da Mesa Diretora

- Notícia no jornal O Dia

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: