Vitória! Esta campanha foi encerrada há 10 meses

Os alunos da Friedenreich não têm para onde ir: vereadores, votem a favor do tombamento da escola e impeçam a demolição!

No ar há quase 2 anos em Educação
Square avatar blank
Cozinheiro
Os alunos da Friedenreich não têm para onde ir: vereadores, votem a favor do tombamento da escola e impeçam a demolição!

Atualização: O governador Sergio Cabral anunciou a permanência da Escola Municipal Friedenreich! Essa é uma vitória dos mais de 20.000 cariocas e dos coletivos, grêmios e parceiros da luta por mais respeito à Educação no nosso município. Temos agora mais um ano pela frente pra garantir que pais, alunos e professores (diretamente impactados) terão as suas vozes ouvidas no processo de decisão sobre o futuro da Friedenreich.


Situada no Complexo do Maracanã, a Escola Municipal Friedenreich, décima melhor escola do Brasil no IDEB, está ameaçada de demolição! Os pais dos alunos da escola estão desesperados, pois procuram o diálogo com o poder público desde 2009, quando tiveram a notícia da demolição, sem terem obtido qualquer resposta ou comunicação. Agora, no final do ano letivo, o Governo e a Prefeitura querem demolir a escola às pressas, sem um local pronto para receber os alunos, para construir uma quadra de aquecimento para a Copa do Mundo.

O projeto de lei 469/2009, do vereador Carlo Caiado, prevê o tombamento da escola, pois entende que existe interesse educacional e social na permanência da Friedenreich onde atualmente está. Se esse projeto for aprovado, a escola não poderá ser demolida. Por isso, o Meu Rio e a Comissão de Pais de Alunos da Escola Municipal Friedenreich convocam os cariocas a pressionar os vereadores a votar SIM no PL 469/2009. Vamos defender nosso maior patrimônio: a educação!

Ao contrário do que o Prefeito afirmou em entrevista, o Governo quer permitir a demolição de uma escola sem garantir a construção prévia de outra para que esses alunos estudem! Em reunião com a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, ela afirmou que seria muito difícil construir outra escola antes do prazo da demolição, o que levaria os alunos da Friedenreich a estudar em salas improvisadas, emprestadas de outras escolas, por tempo indeterminado. Um total desrespeito com a educação dessas crianças!

Felizmente, existe um Projeto de Lei na Câmara dos Vereadores que prevê o tombamento da escola. Diversos países têm escolas dentro de museus e estádios desportivos, então, por que as autoridades públicas insistem em dizer que "o maracanã não é lugar de escola"? Vamos pressionar os vereadores do Rio de Janeiro para votarem a favor do PL 469/2009, ainda esse ano. Só assim poderemos garantir que a Friedenreich permanecerá de pé em 2013!

Veja aqui o Projeto de Lei

Deixe seu comentário