Vitória! Esta campanha foi encerrada há quase 4 anos

Os alunos da Friedenreich não têm para onde ir: vereadores, votem a favor do tombamento da escola e impeçam a demolição!

No ar há quase 5 anos em Educação
Square avatar blank
Cozinheiro da mobilização
Os alunos da Friedenreich não têm para onde ir: vereadores, votem a favor do tombamento da escola e impeçam a demolição!

Atualização: O governador Sergio Cabral anunciou a permanência da Escola Municipal Friedenreich! Essa é uma vitória dos mais de 20.000 cariocas e dos coletivos, grêmios e parceiros da luta por mais respeito à Educação no nosso município. Temos agora mais um ano pela frente pra garantir que pais, alunos e professores (diretamente impactados) terão as suas vozes ouvidas no processo de decisão sobre o futuro da Friedenreich.


Situada no Complexo do Maracanã, a Escola Municipal Friedenreich, décima melhor escola do Brasil no IDEB, está ameaçada de demolição! Os pais dos alunos da escola estão desesperados, pois procuram o diálogo com o poder público desde 2009, quando tiveram a notícia da demolição, sem terem obtido qualquer resposta ou comunicação. Agora, no final do ano letivo, o Governo e a Prefeitura querem demolir a escola às pressas, sem um local pronto para receber os alunos, para construir uma quadra de aquecimento para a Copa do Mundo.

O projeto de lei 469/2009, do vereador Carlo Caiado, prevê o tombamento da escola, pois entende que existe interesse educacional e social na permanência da Friedenreich onde atualmente está. Se esse projeto for aprovado, a escola não poderá ser demolida. Por isso, o Meu Rio e a Comissão de Pais de Alunos da Escola Municipal Friedenreich convocam os cariocas a pressionar os vereadores a votar SIM no PL 469/2009. Vamos defender nosso maior patrimônio: a educação!

Ao contrário do que o Prefeito afirmou em entrevista, o Governo quer permitir a demolição de uma escola sem garantir a construção prévia de outra para que esses alunos estudem! Em reunião com a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, ela afirmou que seria muito difícil construir outra escola antes do prazo da demolição, o que levaria os alunos da Friedenreich a estudar em salas improvisadas, emprestadas de outras escolas, por tempo indeterminado. Um total desrespeito com a educação dessas crianças!

Felizmente, existe um Projeto de Lei na Câmara dos Vereadores que prevê o tombamento da escola. Diversos países têm escolas dentro de museus e estádios desportivos, então, por que as autoridades públicas insistem em dizer que "o maracanã não é lugar de escola"? Vamos pressionar os vereadores do Rio de Janeiro para votarem a favor do PL 469/2009, ainda esse ano. Só assim poderemos garantir que a Friedenreich permanecerá de pé em 2013!

Veja aqui o Projeto de Lei

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: