SALVEMOS SÃO CONRADO

Square 275315 100001694386320 1409234651 q
Cozinheiro da mobilização
SALVEMOS SÃO CONRADO

São Conrado sofre há décadas com o descaso dos governantes em relação ao derramamento de esgoto no mar e nos últimos meses a situação está piorando absurdamente. Felizmente, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente afirmou que haverá a despoluição da praia. Mas, até agora, as obras não começaram e o projeto técnico completo de despoluição não foi sequer disponibilizado para a população. Sabemos que muitas vezes essas promessas não saem do papel.

Por isso, Precisamos ter acesso ao projeto técnico completo previsto para a despoluição da Praia de São Conrado, e garantir que as obras comecem imediatamente!

Temos várias linguas negras que invadem nossas areias em períodos de chuva, porém o que é mais revoltante é o despejo proposital de todo o esgoto produzido na Rocinha através de uma perfuração feita na rocha no canto esquerdo da praia, desde à época do governo Garotinho. Ele desviou uma língua negra que havia em frente ao Hotel Intercontinental e fez uma galeria que leva esse esgoto para o canto da praia. No mesmo período foi criada uma estação de tratamento que deveria tratar esse esgoto antes de chegar à praia, porém a "Rio Águas" que é responsável pela estação, não faz o seu trabalho e despeja todo o esgoto "in natura" através desta galeria.

Além deste problema, existe uma tubulação que margeia a Avenida Niemeyer - de responsabilidade da CEDAE - em estado extremamente precário, que leva parte do esgoto produzido no bairro de São Conrado para o emissário de Ipanema e que frequentemente se rompe, jogando esgoto também sem tratamento no costão da praia.

O Secretário Estadual do Ambiente, Sr. Carlos Minc criou a Lei 2661/96 de 27 de dezembro de 1996 que exige níveis mínimos de tratamento de esgotos sanitários, antes de seu lançamento em corpos d'água, de modo que não ofereça riscos à saúde humana e ao meio ambiente, porém o mesmo permite tal afronto por parte destas instituições e compactua com o descaso ao carioca e ao meio ambiente.

Sabemos que a promessa de despoluição da Praia de São Conrado já aconteceu muitas vezes no Rio. Só que dessa vez, não deixaremos a promessa ficar só no papel: Queremos acesso ao projeto técnico completo previsto para a despoluição da Praia de São Conrado, e o início imediato das obras, pois São Conrado não pode esperar!

Entenda mais sobre a campanha:

Veja a análise da qualidade da água das praias do Rio, feita pelo INEA

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: