Vitória! Esta campanha foi encerrada há 4 anos

Pela preservação da cultura indígena na Aldeia Maracanã!

No ar há 5 anos em Megaeventos
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização

Temos pouco tempo pra garantir a preservação de parte importante da cultura indígena que ainda existe no Estado do Rio de Janeiro. A Aldeia Maracanã, que reúne dezenas de índios de diversas etnias no prédio do antigo museu do índio, ao lado do Estádio do Maracanã, está ameaçada de desaparecer com a decisão do governo de demolir o prédio centenário.

O governador Sérgio Cabral afirmou, durante uma cerimônia na manhã desta quinta-feira (18), que o governo do estado demolirá o antigo prédio do Museu do Índio, vizinho ao Maracanã, por conta dos preparativos para a Copa do Mundo. Na ocasião, Cabral justificou a decisão por uma determinação da FIFA: "O Museu do Índio, perto do Maracanã, será demolido. Vai virar uma área de mobilidade e de circulação de pessoas. É uma exigência da Fifa e do Comitê Organizador Local."

A entidade máxima do futebol desmentiu o fato:

O Governador também minimizou a questão negando o valor histórico e cultural do prédio que vai completar 147 anos e foi o primeiro Museu do Índio, criado por Darcy Ribeiro: "Viva a democracia, mas o prédio não tem qualquer valor histórico, não é tombado por ninguém. Vamos derrubar", argumentou o governador.

É um absurdo que em pleno século XXI, o Governador de uma das cidades mais importantes do mundo negue o valor dos povos de cultura nativa que deveriam ter a sua cultura totalmente preservada. Ao contrário do que afirma o Governador, o órgão de Patrimônio Estadual (INEPAC) já recomendou (veja abaixo) a não demolição e está em tramitação na Câmara Municipal da cidade um projeto de dois vereadores para que seja feito o tombamento do prédio.

Segundo Ordacgy, Defensor Público, todos os órgãos técnicos são contrários à demolição e atestam que o edifício pode ser recuperado.

"É um desrespeito à preservação cultural e arquitetônica do município. Todos os órgãos, com exceção do governo do estado, são contrários à demolição. Temos um parecer do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) contrário à demolição. Também o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está contra"

Não podemos deixar que o desenvolvimento seja a qualquer custo e ultrapasse o limite do respeito às culturas do nosso povo.

Exigimos que o Governador se comprometa a não derrubar o prédio do antigo museu do índio e garanta a permanência dos povos da atual Aldeia Maracanã.

Foto: Jornal do Brasil

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: