Vitória! Esta campanha foi encerrada há quase 5 anos

Não aceitaremos o aumento na tarifa de ônibus!

No ar há 5 anos em Transportes e Trânsito
Square 1119774 1260685646 1104275916 q
Cozinheiro da mobilização
Não aceitaremos o aumento na tarifa de ônibus!

Atualização: Vitória! A mobilização nas ruas e nas redes fez o prefeito recuar no aumento!


Todo início de ano a prefeitura dá de presente aos cariocas um aumento nas passagens de ônibus. Esse ano, o prefeito reeleito já anunciou que a passagem vai aumentar de novo. Segundo o jornal O Dia, o novo valor deverá ficar em cerca de R$3,05 em janeiro

É um absurdo o aumento da passagem sem que haja melhoria no serviço. Os usuários de ônibus são desrespeitados diariamente e o sistema tem problemas muito sérios. São anos de descaso e de tarifas altíssimas.

Se ficarmos calados e permitirmos mais esse aumento, estaremos legitimando a péssima qualidade desse serviço tão fundamental. Vamos mostrar que não aceitaremos mais aumentos acima da inflação, sem auditoria das contas das empresas de ônibus e controle de qualidade pelos cidadãos. Nas redes e na rua! Pressione já!


No ano passado, a passagem subiu acima da inflação e os documentos para explicar esse aumento só foram liberados depois de uma grande mobilização da sociedade civil e de uma campanha do Meu Rio, que recolheu milhares de assinaturas e levou pra porta da Secretaria Municipal de Transporte cariocas querendo entender os motivos pro aumento.

A vitória chegou meses depois, quando o Meu Rio conseguiu os documentos e descobriu que, na verdade, o que aconteceu foi uma revisão tarifária. Mas nesses documentos, faltavam estudos fundamentais para a revisão do preço, como uma auditoria das contas das empresas de ônibus e uma pesquisa com os usuários sobre a qualidade do serviço, previstos no contrato de licitação.

-Veja mais informações sobre o desrespeito ao contrato de licitação

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: