Vitória! Esta campanha foi encerrada há quase 4 anos

Não aceitaremos o aumento na tarifa de ônibus!

No ar há 4 anos em Transportes e Trânsito
Square 1119774 1260685646 1104275916 q
Cozinheiro da mobilização
Não aceitaremos o aumento na tarifa de ônibus!

Atualização: Vitória! A mobilização nas ruas e nas redes fez o prefeito recuar no aumento!


Todo início de ano a prefeitura dá de presente aos cariocas um aumento nas passagens de ônibus. Esse ano, o prefeito reeleito já anunciou que a passagem vai aumentar de novo. Segundo o jornal O Dia, o novo valor deverá ficar em cerca de R$3,05 em janeiro

É um absurdo o aumento da passagem sem que haja melhoria no serviço. Os usuários de ônibus são desrespeitados diariamente e o sistema tem problemas muito sérios. São anos de descaso e de tarifas altíssimas.

Se ficarmos calados e permitirmos mais esse aumento, estaremos legitimando a péssima qualidade desse serviço tão fundamental. Vamos mostrar que não aceitaremos mais aumentos acima da inflação, sem auditoria das contas das empresas de ônibus e controle de qualidade pelos cidadãos. Nas redes e na rua! Pressione já!


No ano passado, a passagem subiu acima da inflação e os documentos para explicar esse aumento só foram liberados depois de uma grande mobilização da sociedade civil e de uma campanha do Meu Rio, que recolheu milhares de assinaturas e levou pra porta da Secretaria Municipal de Transporte cariocas querendo entender os motivos pro aumento.

A vitória chegou meses depois, quando o Meu Rio conseguiu os documentos e descobriu que, na verdade, o que aconteceu foi uma revisão tarifária. Mas nesses documentos, faltavam estudos fundamentais para a revisão do preço, como uma auditoria das contas das empresas de ônibus e uma pesquisa com os usuários sobre a qualidade do serviço, previstos no contrato de licitação.

-Veja mais informações sobre o desrespeito ao contrato de licitação

Deixe seu comentário