Criação de planos semestrais/anuais para o transporte no Rio

No ar há 4 anos em Transportes e Trânsito
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Criação de planos semestrais/anuais para o transporte no Rio

A criação de planos mensais, semestrais e anuais, que integrem todos os tipos de transporte da cidade (ônibus, metrô, trens, vans e barcas), é um serviço unificador fundamental para a cidade.

Os argumentos são vários:

1 - Cada viagem realizada dentro de um plano longo sai significativamente mais barato do que uma passagem comprada avulsa. Dentre as várias cidades que adotam esse sistema, em Paris, tomando como padrão duas viagens de metrô ao dia, a economia por viagem chega a 75%!

2 - Com planos mais longos, as companhias de ônibus/metrô/barcas e prefeitura podem estimar melhor as demandas por transporte e, assim, melhor atender a população.

3 - O RioCard e Bilhete Único já são avanços, porém seus benefícios são ainda pequenos frente a um plano semestral ou anual em termos de preços, benefícios e comodidade.

4 - Planos longos incentivarão o uso de transportes de massa coletivos, aliviando o trânsito carioca que, segundo a Firjan, contará com um carro para cada dois habitantes em 2016 (Veja a matéria: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/perdas-geradas-por-transito-no-rio-chegarao-a-r-34-bilhoes-no-ano-da-olimpiada-20500831.html )

Planos longos que integram todos os meios de transporte valorizam os cidadãos que os utilizam todos os dias. Esse tipo de política mostra que a cidade foi feita para os cariocas, e não só para turistas!

Deixe seu comentário