Vitória! Esta campanha foi encerrada há 8 anos

Transparência e Acessibilidade dos dados da Educação

No ar há 8 anos em Educação
Square screen shot 2014 01 08 at 7.22.49 pm
Cozinheiro da mobilização
Transparência e Acessibilidade dos dados da Educação

Atualização: A Secretária Estadual de Educação, Claudia Costin, respondeu à campanha: "Caros, Esta é a intenção. A aplicação da Prova Rio será em novembro e, tão logo tenhamos os microdados, pretendemos divulgá-los da forma mais amigável possível. Para tanto, estamos desenvolvendo um Portal que permita acesso a estes dados neste grau de detalhe e de forma amigável. Um abraço, Claudia Costin"

Vamos tirar a campanha do ar momentaneamente e esperaremos até novembro para reiniciarmos a pressão. Boa, galera!


A prefeitura, o Estado e a União fazem exames regulares para aferir o desempenho acadêmico dos alunos. Além destes exames, são coletados dados demográficos das escolas, educadores, alunos e suas famílias. Estes dados poderiam - se fossem abertos e acessíveis aos pesquisadores - fornecer subsídios importantíssimos para a formulação de políticas públicas educacionais.

No entanto, a maioria destes dados são mantidos em sigilo. Esta situação repete-se em praticamente todas os estados e munícipios do país.

Sem acesso a estes dados nenhuma pesquisa relevante pode ser feita sobre o nosso sistema de educação pública e a melhoria do mesmo fica ainda mais difícil.

Queremos acesso aos dados educacionais do SAEB/IDEB, SAERJ e Prova Rio!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: