Sacos plásticos - BASTA!

No ar há mais de 3 anos em Meio Ambiente e Direitos dos Animais
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Sacos plásticos - BASTA!

O Kenya acaba de proibir os sacos plásticos, e não foi o primeiro país a tomar esta atitude. Inúmeros países na própria Africa, como Camarões, Guiné-Bissau, Mali, Tanzânia, Uganda, Etiópia, Mauritânia e Malaui tomaram medidas similares. Segundo outra notícia, o mesmo ocorreu na Índia, Bangladesh, São Francisco, Africa do Sul, Alemanha, Cidade do México, Itália, Washington D.C e China.

O Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo e com a maior proteção legal ambiental da América Latina, apesar dos inúmeros retrocessos que estamos encarando! Não podemos ficar para trás nesses quesito, especialmente sendo um país com uma costa tão extensa, que valoriza tanto o oceano.

O descarte, na natureza, de material plástico à base de poliuretano, causa tremendos problemas ambientais. De acordo com o Greenpeace, 70% do plástico afunda, contaminando o fundo dos oceanos, com cerca de 110 pedaços de lixo por quilômetro quadrado e a degradação do plástico é extremamente lenta, demorando até 450 anos. No oceano Pacífico, existe uma enorme ilha de plástico chamada de Grande Porção de Lixo do Pacífico. Calcula-se que sua área seja maior do que a dos estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás somados! Além disso, são ingeridos por animais terrestres e marítimos, levando muitos à morte.

Já existem inúmeras alternativas de sacos de biodegradáveis, como os de celulose, cuja diferença de custo é baixíssima, mas infelizmente, os grandes supermercados nunca vão trocar suas práticas se não houver incentivo, taxação ou uma proibição total de sacos plásticos. Por favor, ajudem a eliminar os sacos plásticos no nosso país ou ao menos no Rio de Janeiro, pressionando os deputados a elaborarem uma proposta de lei incisiva!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: