Haddad, queremos uma cidade livre de agrotóxicos nocivos!

No ar há mais de 1 ano em Meio Ambiente e Direitos dos Animais
7xqaysb
Cozinheiro da mobilização
Haddad, queremos uma cidade livre de agrotóxicos nocivos!

No dia 8/12, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2ª discussão o projeto de lei que proíbe o uso e comercialização de agrotóxicos que contenham em sua composição princípios ativos nocivos, além de qualquer substância do grupo químico dos organoclorados que tenha sido banida em seu país de origem.

O PL 891/2013 de autoria do vereador Toninho Vespoli (PSOL), que vai à sanção do prefeito Fernando Haddad (PT), também propõe que a Prefeitura de São Paulo adote medidas para divulgar à população os riscos do consumo de alimentos cultivados por agrotóxicos e passe a fiscalizar a venda desses produtos na cidade.

O texto aponta substâncias que já são reconhecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como perigosas à saúde humana, são elas: abamectina, acefato, benomil, carbofurano, cihexatina, endossulfam, forato, fosmete, glifosato, heptacloro, lactofem, lindano, metamidofós, monocrotofós, paraquate, parationa metílica, pentaclorofenol, tiram e triclorfom.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os países em desenvolvimento, os agrotóxicos causam, anualmente, 70.000 intoxicações agudas e crônicas. Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. O crescimento desse setor foi de 190% no país, enquanto que nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%. Por exemplo, em 2010, o mercado brasileiro movimentou 7,3 bilhões de dólares e representou 19% do mercado global de agrotóxicos.

Pesquisas da Anvisa também mostram que mais de 15% dos alimentos do país têm resíduos de agrotóxico muito acima do permitido em lei. Ou seja, é feito um uso excessivo e abusivo desses produtos.

Por isso, queremos que o prefeito Haddad sancione esse projeto e torne São Paulo uma cidade mais humana e sustentável para seus moradores.

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: