Pagamento imediato das bolsas de pesquisa da FAPERJ

No ar há 1 ano em Educação
7xqaysb
Cozinheira da mobilização
Pagamento imediato das bolsas de pesquisa da FAPERJ

Os pesquisadores/bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) sofrem com atrasos no pagamento de suas bolsas. Como um dos requisitos para a bolsa é a dedicação exclusiva, a falta de pagamento acarreta em falta do sustento para os pesquisadores que são trabalhadores e precisam pagar suas contas. Em decorrência disto, disso, várias pesquisas estão sendo paralisadas já que os bolsistas não possuem dinheiro para frequentar os laboratórios de pesquisa. Os bolsistas da FAPERJ não receberam suas bolsas no mês de outubro que foi prometida para o mesmo dia de pagamento dos servidores estaduais, no décimo dia útil do mês. Ainda não recebemos o pagamento das bolsas referentes ao mês de outubro que permanece sem previsão de pagamento. Além de não divulgar uma nota oficial, a FAPERJ oferece apenas informações desencontradas, deixando frequentemente os bolsistas às escuras e afirmando que não é possível estabelecer uma data em virtude da crise do Estado.

Diante do atraso na disponibilização dos devidos pagamentos os bolsistas sofrem um efeito dominó em relação aos custeios mais essenciais de sobrevivência (moradia, alimentação), prejudicando também deslocamentos para a universidade, campo de pesquisa e participações em eventos. Ressaltamos que não é permitido aos bolsistas ter vínculo empregatício, já que, pelas normas atuais da FAPERJ, somos obrigados a ter dedicação exclusiva à pesquisa fazendo com que nossos projetos se tornem nosso trabalho (como pesquisadores ou cientistas). Além de sermos proibidos de ter vínculo empregatício as regras não são condizentes às da clt, por exemplo, excluindo-nos o direito a vale-transportes, ticket refeição e outros direitos trabalhistas, inviabilizando mais ainda o desenvolvimento de nossa pesquisa. Com situações como estas o Governo do Estado do Rio de Janeiro presta um desserviço ao desenvolvimento científico e tecnológico que afirma incentivar.

Por fim, repudiamos a situação humilhante que o Estado vem proporcionando aos diversos bolsistas e servidores do Estado e cobramos justificações para os atrasos. A tempo, exigimos que esta bolsa seja paga imediatamente e que as próximas bolsas sejam pagas na data acordada. respeito e dignidade à FAPERJ e aos pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro! Senhor Governador, pedimos o pagamento imediato das bolsas em atraso!

Deixe seu comentário

Opa, não era exatamente isso que você esperava…
Mas temos uma novidade : )

Nosso querido Panela de Pressão ajudou cidadãos e cidadãs a conquistarem vitórias importantes. Por isso, decidimos ir além: estamos desenvolvendo o  BONDE - uma ferramenta ainda mais completa, com várias funcionalidades para você mobilizar pessoas em torno das causas que acredita. Tudo o que você fazia aqui, vai poder fazer no  BONDE  - e muito mais!

Em breve, o  BONDE  vai começar a circular. Enquanto isso, você pode propor mobilizações para uma das equipes locais da Rede Nossas Cidades - é só preencher o formulário abaixo:

PREENCHER FORMULÁRIO

(Como nossa equipe é pequena, a gente não pode garantir que a mobilização vá ao ar, mas prometemos que a proposta vai ser estudada com o todo o cuidado - e, havendo condições de produzir, vamos entrar em contato com você pra construirmos juntos.)

Você também pode apoiar causas que já estão no ar! Dê uma olhada nas mobilizações abertas na Rede Nossas Cidades: