Icon 01

O que é o Panela de Pressão?

O Panela de Pressão é o único aplicativo de mobilizações que permite contato direto com governantes, gestores públicos, parlamentares, concessionárias de serviços públicos, políticos em geral e outros tomadores de decisão da cidade. O Panela de Pressão foi criado e é mantido pela equipe da Rede Nossas Cidades. (ainda não conhece a rede? Clique aqui).

Icon 02

O que o Panela de Pressão não é?

O Panela de Pressão não é um site de petições online. Quem se mobiliza não assina nada. Não há intermediários. Em vez disso, todos pressionam diretamente os tomadores de decisão da cidade por email, Facebook, Twitter e até por telefone.

Icon 03

Quem pressiona?

Qualquer pessoa que se identifica com a causa de uma mobilização pode pressionar. Ao fazê-lo, essa pessoa passa a integrar a Rede Mobilizadora Meu Rio que conta com 100 mil cariocas de nascimento e de coração.

Uma informação útil a quem pressiona

Cada mobilização permite apenas uma das quatro formas de pressão:

  • Por email:ao clicar, você enviará um email do seu endereço eletrônico diretamente para o endereço eletrônico do alvo.
  • Por Facebook:ao clicar, você irá postar com o seu perfil diretamente no mural do alvo.
  • Por Twitter:ao clicar, você irá tuitar o alvo diretamente com o seu perfil.
  • Por telefone:ao clicar, a telefonista eletrônica vai ligar para o seu celular do número 3957-9303 e completar a ligação com o alvo para você. Quando você for atendido, dê o seu recado.
Icon 04

Quem cozinha?

Qualquer pessoa pode criar a sua própria mobilização no Panela de Pressão clicando aqui. Quem cria uma mobilização é chamado de cozinheiro. E, como todo bom cozinheiro, quem cria a mobilização é o primeiro responsável por manter a pressão e divulgar a sua causa nas redes sociais.

Duas informações úteis aos cozinheiros

Como não se deve cozinhar

Ao criar a sua mobilização, ela será automaticamente publicada no Panela de Pressão. Entretanto, ela poderá ser denunciada e tirada do ar se estiver em desacordo com a política do aplicativo. Por isso, não crie uma mobilização que:

  • incite ódio, homofobia, preconceito social, racial ou de gênero.
  • faça propaganda política partidária.
  • sugira ações que contradizem a visão de cidade da Rede Nossas Cidades, a qual defende a democracia, a participação, o controle social, o uso político do espaço público, e o desenvolvimento de uma cultura política.
  • promova uma causa de caráter privado, e não público.
  • não possua caráter propositivo.

Seja selecionado pela equipe

Quanto mais alinhadas com os critérios a seguir, mais chances a sua mobilização tem de ser selecionada e de receber suporte dos recursos humanos multidisciplinares das equipes da Rede Meu Rio ou da Rede Minha Sampa:

  • A mobilização em muito se alinha à visão de cidade da Rede Nossas Cidades: a democracia, a participação, o controle social, o uso demo do espaço público, e o desenvolvimento de uma cultura política.
  • A mobilização tem caráter urgente, cujo impacto e o alcance de seus objetivos só será alcançado caso haja trabalho extra da equipe da Rede Nossas Cidades.
  • A mobilização tem grande potencial de atingir sucesso.
  • A mobilização toca em uma temática que está sendo amplamente discutida pela sociedade.
  • O membro da rede, cozinheiro e criador da mobilização, tem disponibilidade de tempo para se dedicar, junto com a equipe, ao desenvolvimento da mobilização.
Icon 05

Quem é pressionado?

Qualquer pessoa que tem o poder de tomar decisões que atingem a vida de muitas pessoas na cidade pode ser alvo de uma mobilização. Aqueles que são pressionados podem (e devem) responder às mobilizações com a garantia de que sua resposta, qualquer que seja ela, será publicada no Panela de Pressão.

Icon 06

Sobre a Rede Mobilizadora Nossas Cidades

A Nossas Cidades é uma rede de redes: fomentamos a criação de organizações em cidades para fomentar o compartilhamento de conhecimento, talento, recursos e tecnologia na criação e divugação de mobilizações.

A equipe da Rede Nossas Cidades, um grupo multidisciplinar de profissionais, cria e mantém a infraestrutura e dá suporte às mobilizações iniciadas por cidadãos, e o faz de forma independente por meio dos seguintes aplicativos: o Panela de Pressão, o Imagine, o De Olho e o De Guarda.

Conheça e faça parte dessa rede clicando aqui